Sabermídia











Gráfico no Bus:

Oficina 1: Filosofando com Arte Gráfica

Após a exibição do Filme Walking Life, conversaremos sobre os efeitos usados no filme e as reflexões geradas pelo vídeo em si.

Duração: 2 horas.

Oficina 2: Apresentação da proposta de Barcamp para o Campus Party

Após conversarmos sobre o que é um Barcamp e que propostas cada um quer fazer para tal. Tema sugerido para o Barcamp: é festa da Arte Livre. Todos que quiserem poderão produzir adesivos divulgando o barcamp durante essa oficina no bus.

Duração: 15 min

JORNAL COLABORATIVO

Poste sua programação e feedbacks sobre o Campus Party 2009 no blog colaborativo:

http://barcampartelivre.blogspot.com/

Mande seu poste com foto anexando-a no mail enviando para:

ecoaecoa.barcampartelivre@blogger.com

Nos vemos lá!

Hey How, Let’s go!

Gráfico no Campus:


Formato: oficina-debate

Nome da atividade: Produzindo outdoors de bolso.

Responsável pela atividade (oficineiro): Alissa Gottfried

Descrição da atividade: Todos os oficinandos serão convidados a elaborar um outdoor que será feito manualmente em folhas 10×20. Durante a produção iniciaremos um diálogo sobre a palavra PUBLICIDADE. Após a conclusão apresetaremos os outdoors e conversaremos sobre a proposta comunicada em cada um deles depois dessa oficina desenvolveremos as propostas para produção de arte gráfica com software livre.

Tempo necessário para atividade: 1 hora

Público alvo: interessados em software livre para arte gráfica

Formato: Oficina-debate

Nome da atividade: Eu Etiqueta.

Responsável pela atividade: Alissa Gottfried Descrição da atividade: Partindo do poema de Carlos Drumond de Andrade, Eu Etiqueta, propõe-se o diálogo sobre a (des)construção da indentidade individual x identidade coletiva como provocação para a reflexão sobre os limites e possibilidades da identidade em relação as mídias (multimeios de comunicação). Durante a conversa os oficinandos elaboram uma arte usando Inkscape, que poderá ser serigrafada no barcamp.

Tempo de duração: 1 hora

Público alvo: interessados em comunicação com software livre.

Formato: Oficina

Nome da Atividade: Um vídeo em uma foto.

Responsável pela oficina: Alissa Gottfried

Descrição da atividade: Despois de conversarmos sobre noções básicas da fotografia digital (podem vir a ser profundadas), os oficinados são desafiados a fazer um vídeo em uma foto sobre o tema que preferirem. Ao retornarem com as fotos editaremo-as usando GIMP. Terminando as edições cada autor apresenta sue vídeo-foto podendo falar sobre ele.

Tempo de duração: 1 hora

Público alvo: interessados em software livre para edição de fotografias.

Formato: Oficina

Nome da atividade: Galeria web de arte livre

Responsável pela oficina: Alissa Gottfried

Descrição da atividade: Criação de um blog pelo WordPress (desenvolvido em software livre) com a proposta de servir como uma galeria para as artes livres produzidas nas oficinas e no barcamp.

Tempo de duração: 1 hora

Público alvo: participantes das oficinas e do barcamp Festa da Arte Livre.. Muitas outras idéias de produção criativa com ferramentas livre e arte gráfica estarão sendo desenvolvidas no barcamp’arte Livre;

BARCAMP’ARTE LIVRE

O cronograma será construído coletivamente e publicado durante o evento usando todas as formas de arte-comunicação possíveis. Aplicaremos algumas das produções de oficinas em serigrafia durante o evento.

Aproximando: GIMP + Inkscape + Blender:

Pessoal envolvido pelo barcamp:

O Fabio Belotte vai estar com a gente, ele é do pontão de Belo Horizonte e estuda animação, manja de Blender, Muan, etc…

O Luciano Maddrum é um super desenhista e manja muito de Inckscape. Participa da lista Inkscape Brasil

João Bueno Calligaris participa da comunidade que desenvolve o GIMP.

Alissa Gottfried ministra cursos pela internet de arte gráfica e comunicação com software livre usando moodle pelo Pontão Minuano.

Também estamos juntos com o Laboratório de Mídias Sociais (LMS) no Campus Party, possivelmente algumas das nossas oficinas serão nesse espaço.

Do laboratório estou em contato com o Bruno Neyra está coordenando o LMS, vai participar do barcamp e está propondo oficinas para blogueiros.

Não falai com o Razgriz ainda mas quero divulgar que ele estará propondo oficinas de sobre GIMP no Laboratório de Mídias Sociais

Espaço e infra para o barcamp: Área de no mínimo 15 m² com tomada afastada das áreas centrais do evento por causa dos ruídos. Telão e projetor, microfone e aparelho de som e caixas. Muitas almofadas e uma mesa. Painel ou parede para colar cartazes no espaço. Cabos de rede.

Duração: Permanante 24 horas com grade livre.

—–

Mini-currículo Alissa Gottfried (oficineira): Educadora do Pontão Minuano onde desenvolve cursos pelo Moodle sobre arte gráfica e comunicação livre; qualificada em Educação Popular este ano pela UFRGS/FERES; graduanda de licenciatura em filosofia na UFRGS; Blogueira; Artista Social; Mestra e Criadora de 2 jogos de RPG para e educação (um para o ensino fundamental, outro para o ensino médio). Desenvolve o RPG Comunativo (para ensino fundamental) através de oficinas continuadas de produção literária em comunidade com crianças de periferia pela Prefeitura de Porto Alegre.



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

et cetera
%d blogueiros gostam disto: