Sabermídia











Proposta:

A oficina de gráfico oferece uma iniciação básica em ferramentas de software livre para trabalhos na área gráfica, explorando as possibilidades e demandas de produção dos Pontos, comunidade e oficinandos. Também propõe um diálogo sobre temas como: cultura de colaboração, comunicação comunitária, produção cultural, economia solidária e Licença Arte Livre, facilitando a imersão do oficinando nos universos do Software Livre, Internet e Cultura Livre.

Programação:

A oficina de gráfico está dividida em 4 módulos de 1 semana cada. Cada módulo oferece 1 ou 2 aulas presenciais, dependendo da necessidade da turma de oficinandos. No final do curso o oficinando apresentará um projeto de comunicação comunitária, voltado a entidade que o indicou, usando as ferramentas apresentadas na oficina.

1º Módulo: Comunicação, arte-gráfica e software livre.

Aula 1: Apresentações

1. O que/quais são as ferramentas livres para trabalhar com arte gráfica:

  • GIMP (ferramenta para criar ou editar imagens e fotografias)

  • Inkskape (editor de imagem vetorial)

  • Scribus (ferramenta para diagramação de livros, revistas ou jornais)

  • Pacote BrOffice (pacote de ferramentas relacionadas a edição de texto, apresentação de slides, planilhas, etc.)

  • UniConvertor (converte documentos formatos proprietários em formatos livres possibilitando a edição do documento nas ferramentas livres.

  • WordPress (software de publicação pessoal [blog ou página web simples], com foco na estética, nos Padrões Web e na usabilidade. O WordPress é ao mesmo tempo um software livre e gratuito).

1.1 Quais são as possibilidades e quais funções podem ser desenvolvidas na comunidade ou no Ponto através dessas ferramentas?
Pergunta a ser respondida individualmente e publicada no moodle.

1.2. Como instalar o GIMP:

1.3. Como ter ajuda e ajudar no uso de cada ferramenta. Como funcionam as listas das comunidades.

Aula 2: Migração

1. Por que usar software livre?

Leia a resposta do editor da revista openoffice.org:

http://www.linuxnewmedia.com.br

(navegue no site da revista e faça seu cadastro para o acesso gratuito dos conteúdos.)

1.1. Sobre as distribuições

1.2. Como instalar uma distribuição Linux.

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Introducao-ao-Linux-Instalacao-do-OpenSuSE/

Se vocês optou em instalar o UBUNTU veja nos links abaixo vários aplicativos e tutoriais que facilitarão sua vida durante a adaptação.

Neste link vocês encontraram uma proposta para usuários de software livre que queiram ajudar qualquer pessoa a migrar para software livre.


http://nq6.blogspot.com/2008/12/no-entregue-s-o-linux-entregue-tambm.html

4

1.4 Clique nos dois links opontados na imagem acima para conhecer e instalar o UBUNTU.


2. Licença arte livre:

http://artlibre.org/licence/lal/pt/

3. Creative Commons:
Reportagem do RadarCultura explica como funciona essa licença:

http://www.youtube.com/watch?v=Vl7a9De-eo4

4. Cadastro no Estudio Livre

http://estudiolivre.org

5. Cultura de colaboração

6. Comunidades

7. Redes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Peer-to-peer

8. Wiki

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wiki

http://www.mediawiki.org/w/index.php?title=Special:UserLogin&uselang=es&returnto=MediaWiki

Aula 3: Explorando os aplicativos:

1. GIMP

1.1 Gimpzine:
faça o download das revistas especializadas sobre gimp e estude a primeira edição para nossa aula presencial.
baixe as revistas aqui:

http://www.ogimp.com.br/gimpzine/

1.2 Vídeo-aulas sobre GIMP:

https://ecoaecoa.wordpress.com/video-aulas-gimp/

1.3 leia mais sobre gimp no site do minc:

http://www.cultura.gov.br/site/2008/05/07/edicao-de-cores-e-cortes-de-imagens-no-gimp/

2 Apresentação das possibilidades de materiais gráficos simples feitos com ferramentas livres:

Stencil

– Serigrafia

– Cartaz

– Capa de CD

– Zine

Defina uma proposta de produção apartir das possibilidades acima usando os aplicativos abordados pelo curso. Apresente a proposta e peça ajuda nos pontos que necessitar. Depois publique o trabalho no blog que você fará na próxima aula

3. Blog livre é o canal!!!

3.1 O que é e quais as possibilidades de um blog?

3.2 Publicando meus trabalhos no blog:

A idéia aqui é reunir exercícios num espaço público onde os colegas e quem mais quiser possam ver e aprender com você ainda além do nosso curso.

Para isso proponho fazer-lo no WordPress que é desenvolvido em software livre:

http://pt-br.wordpress.com/

Seu blog pode continuar sendo alimentado, para exercitar isso pense num assunto que queira tratar e poste uma matéria com o a imagem não esquecendo dos

créditos e das fontes.

Tente definir o que tipo de informações você quer tratar em seu blog, qual é o assunto do seu blog.

Isso é uma questão de identidade, afinal de contas o resultado do que somos está diretamente ligado ao que pensamos e isso é ARTE!


4. Extras:


4.1 Assista este vídeo sobre as transformações que a informática e a web vem causando nas nossas vidas, enquanto pensamos coletivamente as nossas proposições:

Mostra do vídeo: Humanização da máquina/mecanização do homem:

http://br.youtube.com/watch?v=nvQDXPQcUb0

4.2 Exemplo:

Veja um bom exemplo de blog sobre quadrinhos e cultura livre feito pelo Karlisson:

http://nerdson.com/blog/

Neste exemplo você pode ver as possibilidades de modificação dos temas dados. Só que pra fazer isso é necessario mexer no código que no WordPress é aberto. É isso que o torna software livre, a possibilidade de conhecer o código e alterá-lo.

5. Exercício sugerido:
Cara a cara com a Pop art no gimp

Tire uma foto 3×4 e salve numa pasta do computador.
Depois abra sua foto no gimp e selecione toda a foto com a ferramente de seleção.
Duplique a foto lado a lado depois selecione as suas juntas e duplique abaixo.
Usando a varinha selecione só o fundo de umas das fotos e escolha uma cor forte para preenchê-lo com o baldinho de tinta.
Faça o mesmo com os cabelos, rosto e roupa escolhendo sempre cores vibrantes e contrastantes.
Repita o exercício nas outras cópias variando as cores de cada área selecionada.

Aula 4: Arte gráfica e seus conceitos
1. Teoria das cores:

1.2 Modelos de cor:


CMYK – (do inglês Cyan, Magenta, Yellow, blacK) Ciano, Magenta, Amarelo e Preto, sistema de cores utilizado em gráfica e pigmentos

HLS – (do inglês Hue, Lightness, Saturation)
HSB – (do inglês Hue, Saturation, Brightness)

HSV – (do inglês Hue, Saturation, Value)
Lab- contém um canal “A” um canal “B” e um terceiro “L” designado por lightness’.
RGB – (do inglês Red, Green, Blue) Vermelho, Verde, Azul, sistema de cores utilizado em luzes e, por conseqüência, na eletrônica e recursos visuais eletrônicos como o vídeo
RYB – (do inglês Red, Yellow, Blue), Vermelho, Amarelo e Azul; sistema histórico de cores e utilizado em artes plásticas, embora cientificamente inexato.

1.3 sistema de cores e suas equivalências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_cores

2. Conceitos de imagem digital:

http://www.dcmm.puc-rio.br/download/Fundamentos%20da%20Imagem%20Digital.pdf

3 Formatos

http://www.circodigital.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2008/07/formatos_de_imagem2.pdf

4. Usos e publicações

5. Canais de divulgação na web:

– cadastro no portal de acervo e notícia para centros culturais Iteia e Estudio Livre.

www.iteia.org.br

www.estudiolivre.org

6. Extras:

Estudando a arte gráfica no site Estudio Livre:

http://estudiolivre.org/tiki-index.php?page=Softwares+de+Gr%C3%A1fico&bl#_span_style_color_990099_b_Vetores_b_span

Módulo 2: Como produzir uma revista.

(Conselho editorial, diagramação e web arte)

1. Formação livre de grupos para pensar uma revista que será desenvolvida durante o módulo.

1.2 Introdução ao scribus:

http://estudiolivre.org/tiki-index.php?page=scribus#Introdu_o

http://wiki.scribus.net/index.php/Introdu%C3%A7%C3%A3o_ao_Scribus

2. Exemplo de diagramação simples:

www.linuxvswindows.com.br/downloadrevista03.html

3. Exercício para a impressão no blog do Nerdson:

http://nerdson.com/blog/efeito-halftone/

Módulo 3: Aprendendo a fazer um tutorial wiki com o Inkscape e publicação dos trabalhos no blog-arte.

1. O oficinando propõe a difusão de um conhecimento apresentando-o em um tutorial feito no inkscape, divulga para os colegas através do seu blog a publicação.

2. Exercício: Faça um cartaz com o tema Cultura de colaboração para divulgar na sua comunidade

Publique todos os trabalhos e exercícios no blog e descreva suas algumas descobertas para colaborar com os próximos oficinandos.

Conclusão do curso: Apresentação dos blogs.


Navegações extras:

Weblog:

http://razgriz.wordpress.com

Apresentação de slides:
http://www.slideshare.net/barao/produo-grfica-breve-histria-das-artes-grficas

2. Web Arte e Arte Digital no site da Casa Brasil:

http://www.casabrasil.gov.br/oficinas/files/OficinaArteDigital-ManualParticipante.pdf

2. História da arte:

http://www.quadrochave.com/uploads/historia_da_arte_p1.pdf

4.3 Noções sobre Arte Gráfica:
História da arte gráfica.

Roteiro para pesquisa na web

Artigo sobre o assunto no Brasil no blog Memória Social

http://www.memoriasocial.net/artigo.html?id=24


————————–

Curso inspirado e baseado em:

  • Direitos Humanos, Artigos:

Artigo XXVII
1. Todo ser humano tem o direito de participar livremente da vida cultural da comunidade, de fruir das artes e de participar do progresso científico e de seus benefícios.
2. Todo ser humano tem direito à proteção dos interesses morais e materiais decorrentes de qualquer produção científica literária ou artística da qual seja autor.

Artigo XXVIII
Todo ser humano tem direito a uma ordem social e internacional em que os direitos e liberdades estabelecidos na presente Declaração possam ser plenamente realizados.

Artigo XXIX
1. Todo ser humano tem deveres para com a comunidade, na qual o livre e pleno desenvolvimento de sua personalidade é possível.
2. No exercício de seus direitos e liberdades, todo ser humano estará sujeito apenas às limitações determinadas pela lei, exclusivamente com o fim de assegurar o devido reconhecimento e respeito dos direitos e liberdades de outrem e de satisfazer as justas exigências da moral, da ordem pública e do bem-estar de uma sociedade democrática.
3. Esses direitos e liberdades não podem, em hipótese alguma, ser exercidos contrariamente aos objetivos e princípios das Nações Unidas.

http://ww w.onu-brasil.org.br/documentos_direitoshumanos.php

  • Curso de Gráfico do Estudio Livre

http://estudiolivre.org/

  • Projeto de pesquisa Casa Brasil

http://cursos.casabrasil.gov.br

  • Curso de gráfico do Pontão de Cultura Digital Circo Voador

http://www.circodigital.org.br/

Elaborado por: Alissa Gottfried

Educadora do Pontão Minuano – ASL



[…] Programa do curso de gráfico […]



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

et cetera
%d blogueiros gostam disto: