Sabermídia











Resistência Artistica Realidade Diminuída

Texto para impressão do projeto EME >>

Realidade Diminuída é uma resistência artística desenvolvida no Jardim Gramacho em Duque de Caxias / RJ que propõe o eco de um diálogo com a comunidade do maior lixão da América Latina com o projeto EME>>.

Para criar e propagar esse eco, uma sucessão de jogos e dinâmicas de educação popular buscam aproposição de crianças sobre seu contexto que é altamente interferido pelo lixo descartado por várias cidades além dessa comunidade. A amplitude da interferência desse lixo é abafada e comprimida como um chip implicando a investigação: o que aumenta ou diminui uma realidade?

Realidade Diminuída em processo criativo:

Cada criança começa sua proposição com uma Tagueando o lugar em que vivem e essas TAG´s são relacionadas formando poesias e frases com o jogo Dada Outra Poesia:

“a ALMA do PORCO na LAMA”

FUMAÇA foi a TAG escolhida para ir ao ar em uma pipa e linka um diálogo com a comunidade àEstamira e à rádio educativa da UERJ >> Kaxinawá FM 101.1.

Sobre esse programa produzimos o livro Rádio Pipa com o jogo de produção literária RPG Comunativo.

Este livro gerado com o jogo de RPG retrata o contexto do Gramacho numa trama que mistura projeções de futuro, onde essas crianças atuam como agentes transformadores da realidade coletiva, com intervenções realizadas de fato na residência artística.

Ao final desta obra duas questões iniciais se relacionam e se reciclam:

– Como o lixo deixa de ser lixo e passa e ser a principal lógica de sustentabilidade de uma comunidade inteira?

– Como a semântica web hiper organiza o e-lixo transformando-o em conteúdo dinamicamente acessível?

A eco-lógica desse processo é a relação semântica do real com o virtual.

E a pipa e o outdoor viram links reais.

Acesse a hiper-imagem do Realidade Diminuída no FICfic.imotiro.org/node/88

Além disso Editora Educadora EcoaecoaPedagogia da Autonomia são duas TAG´s linkadas cognitivamente aqui neste texto impresso.

Realidade Diminuida:
EME release 1_alissa_sml

9.18.2010

Realidade Diminuida: Apresentação final

As crianças finalizaram suas atividades com Alissa nesta Sexta-feira de 18 de Setembro com a apresentação do livro ‘Rádio Pipa’ desenvolvido no decorrer destas 2 semanas de trabalho entre 6-18 de Setembro. O livro foi produzido pela Editora Educadora Ecoaecoa, na atividade RPG Comunativo , realizada na residência artística ‘Realidade Diminuida’ na comunidade Esqueleto do Jardim Gramacho em Duque de Caxias.’Rádio Pipa’ é uma história ficcional baseada na realidade das crianças. Os jovens autores se colocam no futuro como personagens que podem transformar sua comunidade e suas vidas.

Para chamar a atenção de sua comunidade, as crianças formaram um grupo musical; Meta-Funk do Gramacho. Enquanto os jovens percussionistas cantavam:

“Socorro
Jardim Gramacho
Fumaça, Lixo, Lama
Vida, Amor, Pessoas
Queremos Carinho”

o grupo teve uma visita muito especial durante sua apresentação para a comunidade. Luciana e Nilson, da Cooperativa de Catadores de Lixo de Duque de Caxias (INEA)visitaram a exposição das crianças e se interessaram pela produção.

9.17.2010

Livro Rádio Pipa para download

Sala de leitura na Kombi EME
Durante a segunda semana do projeto Realidade Diminuida foi produzido um livro com o jogo de RPG: Comunativo, desenvolvido pela Editora Educadora Ecoaecoa. No jogo uma trama comunitária é criada apartir de uma maquete produzida com materiais reciclados representando os cenários da história. No jogo todos os personagens são reais e suas atividades são projeções de futuro onde crianças se vêem como agentes transformadores da realidade local. Muitas histórias já foram produzidas com esse jogo, sempre desenvolvido com crianças e jovens em situação de periferia cultural. Nessa versão um hiper-mapa foi produzido no FIC – Fronteiras Imaginárias Culturais – Projeto de mapeamento cultural do coletivo I-Motirõ: http://fic.imotiro.org/node/88.

Versão digital do Livro RÁDIO PIPA

Esta obra é livre. Sua versão impressa apartir de novembro poderá ser encomendada pelo mail da Editora Ecoaecoa: ecoaecoa@gmail.com

foto por Tainá Vital

Realidade Diminuida // Ecoaecoa >> EME

4 de Outubro de 2010, por felipeSem comentários ainda

Visualizado 12 vezes
Voltar a Blog

METAFUNCK DO GRAMACHO

Metafunck Na Sexta-feira, dia 18 de Setembro de 2010, foi concluida a residência da artista Alissa Gottfried na comunidade Esqueleto do Jardim Gramacho em Duque de Caxias / RJ. O dia foi marcado pela a apresentação do livro ‘Rádio Pipa’ (desenvolvido no decorrer das 2 semanas de trabalho).

O livro foi produzido pela Editora Educadora Ecoaecoa, na atividade RPG Comunativo , realizada na residência.

‘Rádio Pipa’ é uma história ficcional baseada na realidade das crianças. Os jovens autores se colocam no futuro como personagens que podem transformar sua comunidade e suas vidas.

Para chamar a ATENÇÂO de sua comunidade, as crianças formaram um grupo musical chamado Meta-Funck do Gramacho pra tocar suas composições próprias realizada com reclclagem de sucata na confecção dos instrumentos, e o jogo dada outra poesia que rendeu a letra da música que a batucada recebeu. No link acima pode se ouvir a gravação do METAFUNK, e abaixo temos a letra da música.

O grupo aida contou com a visita, durante sua apresentação, de Luciana e Nilson, da Cooperativa de Catadores de Lixo de Duque de Caxias (INEA) que apareceram para trocar idéias.

Editora Ecoaecoa – idéias e ações.

Mais informações  http://www.emedata.blogspot.com/

http://fic.imotiro.org/node/88

9.16.2010

Tags/Pipas do Realidade Diminuida

 

Clique nas Tags das pipas: 

...D.. ...... .:DDD... ...:..... .DDDLD:.... ...:::::.. ....LDDDDf,D::.... ..::::::.. ...DjDDDDiDfDD:::... ...::::::. ...D...jDDiGDD:::::... ....:::::. ...DRÁDIO PIPAD::::::..........::::. .t.........D::::::::.........:::.. iDDDD,..,f:D::::::::::........:::.. DjtD:Dff;D,.....:.:::.........:::.. DDDiDDDG. ........................ DDDDD ...... ..... .DtD. ....fi ...... ....iij.......... .i ..::::jf::#######.##t. DK .:::.;f:::Ktjf:i.#...#j;t fiD ::::.j;::.#fffff.#fffff.# .DfLD ..::tj:::E.jjffff#jfffffE...#LDfiL ....j:::.#ff##:fj,fffjft;...DfDffG ..,f:...#.....#KGjjt..K.:.,;fDfffD .f.f...#.META-FUNKj#D:::#;LGLffLD: j:.....E.............#:::#fL#ffLfGKL f.f....G.............j..:GLf#DDi,.DL f, ..... KAXINAWÁ.:i#....Gi,......D fjf ..:#.........##;#...f:MAPA FICD ... ..:::Effffff#tf.t:..::D,,ff..j##D ......::,Gfffff#..j.#....fLjjjDDL;;iE :::::::,,,#jfffEfjf#::...tjffi;fffLfG :::::::,,,#;jf:t,.#:::::::GLf;fffLfD :,,::::,,,,#:ji:fK.,,,::::LifiLLfLD. .::,,,:,,,,:Lf#.G;,,,,,,:::GftffL;j. ..::,,,,,,,,f###t,,,,,,,:::tjj.LfG::. .:::,,::::.##;,:,,,,,,::::Dj;LG:::.. ..::::::::L:::::::,,,::::.EWE. :::.. ..::..L..t....:::::,::::.i i.:::::.. .......fL.........::::......DD...... ......L.L................. D D. . .....L.;L.L..##........... DD ...:::.L.L:.:.#j........... D. ..:::,tf::::::#:f#.......... i .:::,LL,,,:::,#..j#:......... D ::::,L,f,,,,,#.f..#:::........ DDD .::LL::::,::.;....:;:::........ :. ..::iL::::::#.....:#,::::::...... DD. ..f:::::::#:......#:::::::::::... D LLf::::..#.RPG.:#:::::::::::.. D f...:::#W:........;:::::::::::::.. LLL.::::#t####iDD;t;..:::::::,:::. ;L....::#iDDD#D;###i...::::::,,,::. L ....::;iDDWDDD,;......:::,,,,,::. LL.....:WDDD#DDD#.......:::::,,:::. ..L.......#DjD#DD#,........:::::: :. ..Lt.f.....,;::#DD#::........:,:.:;... .::.L:......#DD####,:::......::.::...; .:::LL......#DD#D#,,,:::.......:... :. .:::::L......#i#D#,,,,,:::........ . .::,:,:.....,##i,,,,,,,::......... ..:,,:::.....##W.::,,,,,.::.. .... ..::,::.......f..::,,,:... . ..::::... f ..::,,:. ;

9.15.2010

RÁDIO PIPA TAGUEADORA


Gravação e educador de edição: Adriano Belisário e Alissa Gottfried
Assistente de edição: Tainá Vital e Felipe Nunes
Texto: Silvia Leal e Alissa Gottfried

Rádio Pipa
Apartir do jogo literário Dada Outra Poesia, realizado no prímeiro dia (06/09) da Resistência Artística Realidade diminuida, onde as crianças taguearam o lugar onde vivem (Jardim Gramacho), foi escolhida a palavra FUMAÇA para ser escrita numa pipa.

Guiados então pelas crianças da comunidade, Alissa Gottfried e Adriano Belisário conversaram e gravaram falas sobre o assunto FUMAÇA. Adriano editou o material com Alissa e Tainá usando editor de áudio livre, mixando falas de Estamira, como referência contextual finalizado com um trecho da música O Sândalo de Tom Zé. Esse programa foi transmitido pelo Rádio Educativa Kaxinawá na UERJ em Duque de Caxias e também re-transmitido pela Web-Rádio Paraíso em São Gonaçalo, Quarta-Feira dia 15 de Setembro 2010 entre 13:00- 16:00.

Na ocasião Alissa, Felipe e Silvia reuniram-se com Prof. Mauro Costa e seus alunos de Pedagogia e Geografia da Oficina Híbridos do Labore-Lab. de Estudos Contemporâneos na UERJ, . O material foi apresentado e discutidos, avaliando esta ação no Jardim Gramacho, Duque de Caxias/RJ.

Saiba mais em:
> Resistência Artística Realidade Diminuida / EME >> Por Editora Educadora Ecoaecoa

> I-Motirõ – FIC:

WEB Rádio KAXINAWÁ

a Rádio Pipa >> Produzido por Alissa Gottfried com jovens da comunidade do Bairro Esqueleto, Duque de Caxias é transmitida pela Web-Rádio Kaxinawá. Apresentando o material para Prof. Mauro Costa e seus alunos da ‘Aulas de rádio – Educação e Comunicação: Rádio I’. Parte do currículo da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, como disciplina eletiva universal (para todos os cursos, da FEBF e outras unidades da UERJ).

Após a apresentação de Alissa sobre o seu trabalho em Duque de Caxias, o grupo de pesquisadores escutaram o rock Tcheco: A Gente Plástica do Universo. E foi discutido o texto: Rock´n roll e Revolução na Tchecoslováquia, de Mauro José Sá Rego Costa. Apresentado no XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS – 2-6 de Setembro 2010.

9.08.2010

Reciclagem de Palavras e Rádio Pipa

Entrada do Aterro e da comunidade Esqueleto no Jardim Gramacho Entrance to the wetland/wasteland gramacho
Da fragilidade à resistência quem dura mais? Nosso público são crianças de 3 a 13 anos
Começamos com a reciclagem de palavras onde as crianças falam com uma palavra sobre sua comunidade e recortam ela para fazer o jogo DADA OUTRA POESIA
Até quem não sabe lê escreve e gera a semântica do Jardim Gramacho
Dada Outra Poesia: AS PESSOAS VÊEM A ALMA DO PORCO NA LAMA


Escolha da “Tag”/Etiqueta/assunto para a Rádio Pipa
A Pipa como antena da Rádio Comunitária
Bota no ar pra falarmos sobre FUMAÇA

Rádio Pipa no Ar
Direcionando a antena
A senhora pode falar sobre a questão da fumaça na Comunidade?
Como podemos diminuir o problema da fumaça na comunidade?
Esse programa vai ao Ar também na Rádio Educativa Kaxinawá quarta dia 15/09 às 14 horas.

E em breve subimos esse áudio aqui.

Fique atento ao menor sinal de FUMAÇA

Porque onde tem fumaça não tem só fogo, tem pneu, fio, plástico, … 

Realidade Diminuida

9.02.2010

Realidade Diminuida

PRIMEIRA RESIDÊNCIA
Alissa Gottfried | Duque de Caxias | 6 á 17 de Setembro



Jardim Gramacho é um bairro do município de Duque de Caxias onde está localizado o maior aterro sanitário da América Latina. O local recebe, por dia, mais de 7 mil toneladas de lixo provenientes de mais dois municípios da Baixada Fluminense e também da cidade do Rio de Janeiro[1]..
Em dezembro de 2006, assim era caracterizado o bairro em reportagem da Agência Brasil:

Cquote1.svg Jardim Gramacho possui 20 mil habitantes e bolsões de miséria – 50% da população sobrevive de reciclagem. Sem saneamento básico, as pessoas moram em barracos de madeira e papelão e em palafitas. Cquote2.svg
 

Na mesma reportagem, constava que “após três décadas de uso do local para o despejo do lixo da região metropolitana do Rio de Janeiro, o governo carioca decidiu que, em 2007, desativará o aterro[2].” Desativação que não ocorreu, levando à saturação do aterro sanitário.

Leia mais sobre o Gramacho aqui

Foto do Mangue do Gramacho por Alissa Gottfried


“Realidade Diminuida” é um trabalho que envolve oficinas e intervenções numa comunidade satélite do Jardim Gramacho. As atividades da residência incluem um programa de rádio, uma produção literária, um mapa semântico no FIC e a produção de uma maquete a partir de discussões sobre a re-utilização do lixo de forma criativa e funcional. Haverá uma exposição dos trabalhos na comunidade para os alunos, parentes e moradores. Todas as etapas do projeto serão documentadas e poderão ser acompanhadas via este blog.

Alissa é educadora popular e atualmente integra o coletivo I-Motirõ ministrando cursos de cultura digital com software livre em escolas públicas, eventos, ONG´s e Pontos de Cultura. Está criando uma editora libertária com livros artesanais e licença copy left de forma totalmente indendente usando apenas software livre, pela qual, pretende oferecer este serviço para a rede dos Pontos assim como para: projetos sociais, artistas, comunidades e crianças em situação de periferia cultural como um canal de comunicação, difusão e resistência da cultura e sabedoria popular.

8.01.2010

Residência 1: Alissa Gottfried > Duque de Caxias

A primeira residência será com Alissa Gottfried, Educadora Popular Conectiva.
Entre as datas de 6 e 17 de Setembro 2010.

No trabalho de Alissa, O EME>> neste trabalho serve como um navegador multimidia na busca de informacões sobre os conteúdos de um lixão próximo a Baía de Guanabara.
Um grupo de pesquisadores envolvidos na atividade através da parceria com uma escola irão descobrir os principais assuntos que esse site engloba gerando tags que serão estampadas em pipas feitas como atividade de metareciclagem e empinadas em cima desse lugar. Fotos locais terão seu conteúdo alterado através de aplicativos livres de edição de fotografia contendo imagens e textos referentes aos tags, linkando assim a tag ao conteúdo relacionando conexões reais ao sistema pedagógico da web semantica.

Conheça o trabalho de Alissa Gottifried

EME >> Setembro – Novembro 2010 | Conexão Artes Visuais

As residências EME iniciam suas ativiades em Setembro de 2010 com mais 4 atividades:

Alissa Gottfried, Romano, Beatriz Lemos e Active Ingredient (UK).

Silvia Leal é proponente do projeto EME>> premiado pelo edital Conexão Artes Visuais 2010.

Conexão Artes Visuais é um programa da Funarte/MinC que viabiliza com patrocínio da Petrobras, a realização de festivais, salões de arte, mostras, palestras, seminários, debates, oficinas, mapeamentos, publicações e exposições, entre outras ações de fomento às artes visuais em todo Brasil.

Produto do projeto:

Jogo de RPG Comunativo:

Livro Rádio Pipa

livro Rádio Pipa

Realidade Diminuida

O trabalho será desenvolvido com apoio da liderança da comunidade que trabalha no perimetro do lixão de Duque de Caxias junto com a Educadora da escola que está sendo construida na instituição Evangélica inicialmente com reforço escolar no turno inverso das crianças que já estudam. Como a maioria das crianças que convivem no lugar não estão estudando tentarei trabalhar com outras crianças na faixa etária de 8 a 12 anos, além das que estão frequentando essa escola .
Junto com essa educadora pretendo convidar essas crianças e suas mães além de outras pessoas da comunidade para estarem envolvidas na construção de uma escola onde vamos  produzir literatura (em atividades artisticas), papeis reciclados para as capas feitas pelas mães, carrinho para a construção da mimosa, produção de pipas com palavras ligadas as produções literárias que serão empinadas em locais ligados a produção liteária, gravação de audios e arte-comunicações publicomunitárias construidas durante o trabalho todo numa dinâmica orgânica planejada da seguinte maneira:

A Kombi como escola móvel

Primeiro Momento: (1º DIA)

Junto com a professora e outros colaboradores com Kombi e a pé na comunidade procurando materiais que possam ser usado na construção de uma maquete do lugar, enquanto procuramos materiais as crianças que encontrarmos na rua são convidadas a participar da escola móvel. As mães dessas crianças serão convidadas a participar de um trabalho de construção de uma escola com seus filhos.
As mães  serão estimulas a acompanhar o trabalho caso não consigam participar na produção dos papéis.
Voltamos para a escola na igreja com as crianças e materiais para começarmos a .

Vou usar meus materiais nessa construção:

Fitas adesivas
Canetinhas coloridas
Tesouras sem ponta
Folhas A4 recicladas.

Esta construção será desenvolvida na area que foi oferecida para a construção do atelier de papel e servirá como um convite ao diálogo para refletirmos sobre o lugar que estamos, suas caracteristícas e possibilidades, assim como perceber o que é importante para as crianças e como elas ocupam o espaço que estamos construindo.
Este espaço será proposto como um cenário de uma estória que construiremos juntos. Na dinamica relacionamos cada construção com quem a constrõe e a relação entre elas.

Segundo Momento: (2º DIA)

Vamos buscar as crianças nas suas casas e falar com suas mães sobre a construção da escola. Logo depois vontamos a contrução da maquete com desenhos sobre as coisas que acontecem no lugar que a criança contruiu. Pensaremos o que poderiamos fazer em conjunto. Uma trama onde todas possam estar envolvidas. As histórias começam a serem criadas apartir de desenhos que são narrados e escritos apartir da fala delas.

Esses desenhos serão colados na parede e relacionados todos numa tentativa de achamos uma relação entre todos eles.

Todas as atividades de oficina são desenvolvidas junto com a professora conforme ela tenha disponibilidade. Quando náo puder participar com a turma do reforço escola por causa das aulas que precisa dar, trabalharei com as  crianças sem aula e teremos mais tempo de atividade (um turno).

As mães que puderem participar estaram trabalhando junto na dinâmica como educadoras (pensar um estímulo que possibilite a participação dessas mães como 20 reais por dia). Neste dia falaremos sobre os materiais que podem ser uteis na feitura do papel, o que vamos procurar coletar.

Levarei uma amostra variada de papéis reciclados como exemplo.

Se formar uma equipe para o atelier de papel o material necessário para o kit de atelier de papel é:

3 Telas:

A5
A4
A3

10 m de feltro

100 Prendedores de roupas.

4 bacias grandes quadradas.

Liquidificador usado (vou doar um liquidificador para o atelier)

Esse material será comprado no centro do Rio com a Kombi.

Terceiro Momento (3º DIA)

Passeio com as crianças e suas mães além da professora da igreja pela comunidade para conversarmos sobre o lugar, algumas estórias serão gravadas na Kombi para depois serem oferecidas a rádio Kaxinawa numa proposta a ser construida junto com as crianças.

Esse passeio no perimetro da comunidade buscará guarda chuvas e materiais diversos para serem usados na construção das pipas e encremento da maquete, na produção dos livros, e outras ideias que as crianças tiverem de pesquisa de material a ser usado.

Guardaremos o material na igreja no fim da atividade.

Quarto Momento (4 DIA)

Neste dia estaremos voltad@s a produção da pipas propostas como um link para as produções literárias utilizando material reciclado encontrado durante as pesquisas (guarda chuvas) no espaço do atelier de papel e empinamento nos locais planejados anteriormoente com as crianças. Vamos de Kombi empinar as pipas.

Intervalo para documentação e instalação de software na mimosa (+ Fim de Semana)

Quinto Momento (5º DIA)

[Espera-se ja termos recebido a doação de computador desatualizado para produção de uma mimosa.
Essa mobilização será feita apartir de junho mas o computador será tranportado pela kombi até a escola]

Reconstruiremos a mimosa num carrinho coletado durante as pesquisas no espaço do atelier de papel depois usaremos ela para ver e editar materiais criados na produção literária para bolarmos o livro artesanal feito junto com as mães. Algumas dinamicas serão usadas para continuar a produção leterária e pensar o livro:

Didáticas para produção literária propostas:
RPG ECOLOGISTICO,
DADA OUTRA POESIA,
DADO DADA.

Essas didáticas serão descritas melhor em breve.

Edições com aplicativos livre serão propostas com ajuda da educadora e colaboradores usando a mimosa e um computador na Kombi (um computador emprestado será usado dentro e com energia da Kombi).
As fotos serão ligadas a textos editados apartir de aplicativos livres como BrOffice, GIMP e Reprodutor de audio livre na Kombi e na mimosa no pátio onde vai ser construido o atelier de papél.

Sexto Momento (6º DIA)

Montagem do Atelier de Papel e produção de Papéis com as mães e demosntração de diagramação para a professora do livro que será impresso na Igreja com uma (impressora doada ou emprestada para o projeto)

Sétimo Momento (7º DIA)

Continuação da produções de papéis e Arte costura na capa dos livros feito com as crianças levando a palavra de cada criança produzidos com apoio da educadora e colaboradores.


Oitavo Momento (8º DIA)

Feira dos Livros num local escolhido pelas crianças para empinar pipa e expor os livros na comunidade e apresentação do livro na Rádio Kaxinawá com o grupo todo.
Essa atividade será idealizada com a Rádio durante essas duas semanas.
Soltaremos pipas na universidade para fazer “publicomunidade” do programa na rádio.


TEMPO DE PÓS PRODUÇÃO, ARTE-DOCUMENTAÇÃO NO SITE FIC.IMOTIRO.ORG E RELATÓRIOS

Materiais para a Maquete:
Fitas adesivas
Canetinhas coloridas
Tesouras sem ponta
Folhas A4 recicladas.

Materiais para a produção das pipas:
Guarda-chuvas coletados
Fio de nylon 500 metros
Tesouras
Arame fino
Agulha e linha de costura.


Materiais para o atelier de papel
:
3 Telas:

A5
A4
A3

10 m de feltro

100 Prendedores de roupas.

4 bacias grandes quadradas.

Liquidificador usado (vou doar um liquidificador para o atelier)

Materiais para a escola móvel na Kombi:
Um computador emprestado será usado dentro e com energia da Kombi
Impressora doada ou emprestada para o projeto
Computador desatualizado para mimosa, estabilizador e estensão.
Câmera fotográfica
Gravador de áudio


Materiais para produção dos livros:

Agulhas e linhas de costura
Linhas coloridas
Arame para marcador de página/pipa
200 folhas A4 de papel reciclado
Tinta para a impresso

Materiais para a feira:
Tintas pincéis e barbantes.

Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

et cetera
%d blogueiros gostam disto: